Gestão da Dimensão Governança
A Copel possui um conjunto de boas práticas que visam garantir alto nível de transparência e controle da gestão dos negócios, envolvendo acionistas, conselho de administração, comitê de auditoria, auditoria externa, conselho fiscal, diretoria executiva e órgãos de fiscalização e controle com as demais partes interessadas.
Os mecanismos de incentivo, monitoramento e identificação de oportunidades da Companhia têm o objetivo de assegurar a perenidade da Copel, garantindo que o desempenho dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da Empresa, dos acionistas e da sociedade.
Indicadores e Metas da Dimensão Governança
A Copel é destaque em governança corporativa entre as estatais brasileiras e tem como prática o aprimoramento constante do seu sistema de governança, que conta com monitoramento da eficácia das práticas de Governança Corporativa, realizado por meio de indicador específico.
Os indicadores e metas de desempenho em governança têm por objetivo aferir a aderência da Copel às melhores práticas do mercado e pautam-se pelo cumprimento dos requisitos utilizados no Programa Destaque em Governança de Estatais e da dimensão Governança Corporativa do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3.

Oportunidades - Dimensão Governança
A Copel entende que a Governança Corporativa é um diferencial que, aplicado à gestão da Companhia, proporciona mais transparência, eficiência, minimiza os riscos estratégicos, operacionais e financeiros e colabora com a perenidade da empresa.
Alinhada com os princípios de governança e sustentabilidade, a Copel adota as melhores práticas do mercado, sendo considerada uma empresa de destaque. Reflexo disso, a Companhia aprovou recentemente uma ampla reforma em seus estatutos, destacando-se as seguintes melhorias em governança: aumento de 50% dos membros eleitos pelos acionistas minoritários no Conselho de Administração (de 2 para 3), inclusão de membro externo no Comitê de Auditoria Estatutário.
Gestão de Riscos - Dimensão Governança
A Gestão de Riscos visa contribuir para fortalecer o processo de Governança Corporativa, aumentar a segurança quanto ao alcance dos objetivos, promover maior transparência para as partes interessadas e aprimorar o ambiente de controles internos da Companhia.


Impactos - Dimensão Governança
O reconhecimento à qualidade da governança corporativa adotada pela Copel vem demonstrar que suas diretrizes estão consolidadas em um alto patamar de performance e embasamento. O principal impacto positivo da governança corporativa para a Copel é a solidez de sua estrutura, que propicia confiabilidade às partes interessadas e segurança aos acionistas.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
A gestão de fornecedores e parceiros, parte elementar da cadeia de suprimentos, é um pilar importante da responsabilidade empresarial no que tange as dimensões ambiental, social e de governança.
Os fornecedores da Copel variam conforme o negócio e incluem geradoras e transmissoras de energia elétrica, fabricantes de materiais, maquinário pesado, prestadoras de serviços, entre outros.
Por meio de estratégias e exigências contratuais, a Copel aprimora a gestão de sua cadeia produtiva e otimiza recursos em benefício da comunidade, de forma a incorporar nas relações internas e externas valores que ampliem a cidadania, o diálogo entre as partes, a ética e a transparência.

Conformidade ASG - Dimensão Governança
A governança corporativa da Copel abrange um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o desempenho dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da Companhia e seus acionistas, com vistas a equacionar as questões em benefício da própria empresa e de suas partes interessadas.
