Eficiência Operacional
O compromisso com o fornecimento de energia limpa e acessível, o desenvolvimento sustentável e o interesse público que justificou a criação da Companhia sempre pautaram a preocupação da Copel com o melhor desempenho de seus empreendimentos na busca pela excelência dos serviços prestados à sociedade, caracterizados pela eficiência operacional na geração, transmissão e distribuição de energia, bem como no uso consciente dos recursos naturais e priorização das fontes renováveis.
Os principais impactos diretos da eficiência operacional estão relacionados à capacidade instalada e ao potencial de infraestrutura para a expansão dos setores produtivos (agropecuária, indústria, comércio e serviços) e o crescimento econômico do país; saúde e bem-estar da população; modicidade tarifária; desempenho econômico-financeiro; satisfação dos clientes; obrigatoriedades legais e regulatórias.
A eficiência operacional dos negócios é um compromisso da Companhia com a satisfação dos clientes em relação à qualidade dos serviços e a modicidade tarifária, que depende diretamente da construção e manutenção de sistemas, cuja qualidade e confiabilidade garantem menor uso de recursos naturais, maior entrega de energia e impactos positivos na reputação pelas partes interessadas, principalmente clientes, empregados, ambiente regulatório, investidores e acionistas.
O ambiente regulatório exige patamares mínimos para a continuidade da concessão e as normas dos agentes reguladores do setor elétrico, bem como dos órgãos reguladores socioambientais, preveem severas sanções monetárias em caso de descumprimento, das quais decorrem prejuízos financeiros diretos para os acionistas e indiretos para a sociedade.


Entre os principais objetivos do Planejamento Estratégico da Copel, a eficiência operacional é condição para a perenidade dos negócios da Companhia, pois garante maior disponibilidade do conjunto de ativos e resulta em menores custos e, consequentemente, melhor desempenho econômico-financeiro.
Nesse sentido, a eficiência operacional está alinhada aos esforços da Copel em prol da sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e de governança, incluindo os aspectos econômicos, prezando por mão de obra especializada, uso de novas tecnologias, intercâmbio de boas práticas, inovação, pesquisa e desenvolvimento.
A gestão da eficiência operacional na Copel é realizada conforme as diretrizes, objetivos e metas definidos pela alta administração no Planejamento Estratégico da Companhia, e tem por objetivo atingir o desempenho das melhores empresas do setor e buscar constantemente a otimização dos custos. Para isto é firmado um Contrato de Gestão com cada subsidiária integral da Copel (Holding), as quais utilizam suas áreas dedicadas ao gerenciamento da eficiência operacional para monitorar e controlar as métricas de desempenho estabelecidas, considerando as diferentes especificidades de cada operação.
Buscando a excelência, a eficiência operacional é avaliada nos processos de certificação. Atualmente, a Copel possui Sistema de Gestão Integrado com as certificações ISO 9001, 14001 e 45001 nos processos de operação e manutenção da infraestrutura de geração de energia elétrica, e ISO 9001 nos processos de operação e manutenção da infraestrutura de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Negócio de Distribuição
Cabe destacar que, no negócio de distribuição, a eficiência operacional é exigida pelos contratos de concessão na forma de indicadores de continuidade, qualidade e sustentabilidade financeira. Eventuais violações estão sujeitas a sanções, que podem resultar inclusive na instauração de processo de caducidade por inadimplência contratual.
Nesse sentido, expandir e manter o sistema de distribuição constitui ferramenta vital para a manutenção das operações de distribuição. Para tal, são conduzidos estudos, com base nas metodologias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e demais agentes do setor, que consideram a projeção do crescimento do mercado consumidor, o potencial de geração existente e futuro, e as características dos equipamentos que perfazem o sistema elétrico, variáveis que resultam em cenários diversos de operação, simulados digitalmente.
Tais cenários são utilizados para definir as obras necessárias, seja de construção de novas subestações de distribuição, linhas de distribuição de alta ou média tensão, ou instalação de equipamentos de regulação e manobras.
Inovação
A eficiência operacional também é objeto do programa de inovação aberta da Companhia, o Copel Volt, e de projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados à Aneel, por meio dos quais a Copel aplica tecnologia como diferencial para otimização e transformação dos negócios, como, por exemplo, a digitalização dos processos de operação e manutenção.
Nesse sentido, a Companhia divulga seus resultados periodicamente, os quais podem ser conferidos na Central de Resultados da página de Relações com Investidores e nos Relatórios Anuais e Socioambientais.
Confiabilidade Energética
Monitorado de forma remota e integrado aos demais dispositivos de operação, o medidor inteligente permite à Copel monitorar a qualidade do fornecimento às unidades consumidoras a partir de variáveis como tensão, corrente elétrica e potência, antecipando possíveis falhas, bem como ajuda a localizar com precisão o ponto onde ocorreu o desligamento na rede, isolar o defeito e enviar rapidamente uma equipe para o local do problema.


Perdas
Energéticas
As perdas de energia podem ser traduzidas como a energia elétrica gerada que passa pelas linhas de transmissão e redes da distribuição, mas que não chega a ser comercializada, seja por motivos técnicos ou comerciais.
Medidores inteligentes
Monitorado de forma remota e integrado aos demais dispositivos de operação, o medidor inteligente permite à Copel monitorar a qualidade do fornecimento às unidades consumidoras a partir de variáveis como tensão, corrente elétrica e potência, antecipando possíveis falhas, bem como ajuda a localizar com precisão o ponto onde ocorreu o desligamento na rede, isolar o defeito e enviar rapidamente uma equipe para o local do problema.


Programas de Infraestrutura
Os programas de infraestrutura em geração, transmissão e distribuição da Copel têm impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. Entre 2019 e 2025, a Copel pretende concluir três grandes programas de modernização das redes de distribuição da Copel: o Paraná Trifásico, o Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid) e o Confiabilidade Total.