Avaliação de Desempenho de Empregados
A avaliação de desempenho dos empregados da Copel é feita pelo Programa Nossa Energia estruturado e consolidado na Companhia, que contribui para o desenvolvimento do potencial dos empregados.
O programa é estruturado para estimular o diálogo entre gerentes e empregados e para alinhar o desempenho das pessoas ao alcance dos objetivos estratégicos da Copel. O Nossa Energia subsidia a tomada de decisões relativas a promoções, adequação funcional, participação em conferências, treinamentos, programas de pós-graduação e cursos de línguas estrangeiras, entre outros.


Até o ciclo de 2020, avaliado em 2021, o programa Nossa Energia era composto por Competências Organizacionais avaliadas igualmente por todos os empregados. Para os gerentes, adicionava-se também a Competência de Gestão de Pessoas.
A partir do ciclo 2021, alinhado aos objetivos estratégicos da Copel, definidos no Mapa Estratégico (2021-2025), o programa Nossa Energia foi revitalizado, tendo como ponto central ser um programa de Gestão de Desempenho focado e estruturado e com competências bem definidas. Esse processo de revitalização contou com a participação de grande parte da liderança da Copel e com o apoio da consultoria da Fundação Instituto de Administração – FIA/USP.
O novo modelo do Nossa Energia tem como âncora os seguintes pilares: Competências, Eixos de Atuação e Níveis de Complexidade, que buscam avaliar e diferenciar as atribuições e responsabilidades dos profissionais, conforme sua função, desenvolvimento, maturidade e evolução na carreira.
Outro ponto importante que surgiu com a revitalização do programa foi a inclusão das etapas de autoavaliação e calibração no fluxo de avaliação, passando a ser multidimensional e com mais subsídios ao processo, além da percepção do gerente.
Após o ciclo de avaliação, o desempenho do empregado é associado a um dos grupos de desempenho, conforme o resultado de sua avaliação. Essa associação permite a realização de diferentes estatísticas, análises, rankings e comparações, bem como subsidia a aplicação de possíveis medidas de desenvolvimento e valorização dos empregados, denominadas políticas por desempenho.
O modelo atual de Gestão de Desempenho da Copel é realizado anualmente e abrange todos os empregados da Copel.
Resultados
O resultado da avaliação de desempenho estimula a reflexão dos profissionais sobre seu próprio desenvolvimento e carreira, por meio da elaboração do seu Plano de Desenvolvimento.
Os planos de desenvolvimento dos empregados são planos de ação formais e seguem as diretrizes da gestão por objetivos, onde cada empregado alinha, negocia e contrata com seu gestor os objetivos de desenvolvimento que serão acompanhados e avaliados ao longo do ano.
Os resultados das avaliações também subsidiam o planejamento de programas de treinamentos e capacitações corporativas, que contribuem para melhoria do desempenho e alcance dos objetivos estratégicos.
Além disso, o resultado da avaliação é um dos requisitos considerados para progressão na carreira, contribuindo assim para valorização dos empregados da Copel.

Novidades
Para complementar a avaliação anual de desempenho, realizada por meio do Programa Nossa Energia, a Copel vem implantando uma prática de feedbacks contínuos, que são realizados de forma mais dinâmica, orgânica, imparcial e em tempo real. E, com isso, auxiliam no desenvolvimento contínuo dos empregados, levando em conta todas as nuances que a jornada do colaborador pode ter e que influenciam diretamente no seu desempenho e resultados.
Hoje, essa prática é realizada no negócio com maior número de empregados na Companhia, mas com planos de ampliação para outras áreas e negócios.